quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A PELE

A pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e um espelho que reflecte saúde. Resistente e flexível, ela é responsável por várias funções:

Regular a temperatura do corpo;
Impedir a perda excessiva de água;
Proteger o organismo contra agentes externos;
Eliminar toxinas.
A estrutura da pele é dividida em três camadas, cada uma com características e funções diferentes.

Hipoderme ou Tecido celular subcutâneo


É a camada mais profunda da pele, formada basicamente por vasos sanguíneos e células de gordura que funcionam como um isolante térmico e dão forma ao contorno do corpo.

Derme

É a camada intermediária da pele, responsável pela sustentação e nutrição. Constituída por fibras de colagénio, elastina e gel coloidal que garantem a firmeza, a elasticidade e o equilíbrio da pele. É nela que encontramos as glândulas sebáceas, produtoras de sebo que formam parte da emulsão natural que protege a pele de irritações e evita o seu ressecamento. Nesta camada existem vários elementos essenciais, são eles:

Folículo piloso - estrutura onde nascem os pêlos;
Glândulas sebáceas - responsáveis pela produção de gordura;
Glândulas sudoríparas - responsáveis pela produção de suor;
Vasos sanguíneos - responsáveis pela nutrição e oxigenação das células e pela eliminação de toxinas;
Fibras de colagénio e elastina - dão firmeza e elasticidade à pele
Terminações nervosas - responsáveis pela sensibilidade da pele: dor, tacto, calor;
Fibroblastos - células responsáveis pela produção de colagénio, elastina e substâncias que compõem o gel coloidal.
Epiderme

É a camada mais superficial da pele. Por estar em contacto directo com o meio exterior, é a responsável por proteger o organismo dos agentes externos e reflectir o aspecto saudável em sua superfície.


A renovação celular

A epiderme é formada por várias camadas distintas. A primeira, mais profunda, é denominada germinativa ou basal. Nela existem milhares de células de dois tipos principais: as primeiras são responsáveis pela coloração da pele, enquanto as outras renovam-se a cada dia, formando uma barreira natural. Essas células são alimentadas por vasos sanguíneos localizados na derme. Com o passar dos dias, as células mais novas vão empurrando as mais antigas para cima, até chegarem à camada mais superficial da epiderme, chamada camada córnea. À medida que vão sendo empurradas, essas células endurecem e morrem, formando uma estrutura compacta e protectora até se descamarem. É a este processo ininterrupto e totalmente natural que chamamos de renovação celular, fundamental para manter a pele saudável. O ciclo de vida de uma célula é de aproximadamente 28 dias.



Pele Masculina

Existem diferenças entre homens e mulheres. Os homens costumam ter a pele mais oleosa, o que a torna naturalmente mais hidratada. Isso acontece porque possuem maior secreção das glândulas sebáceas estimulada pela testosterona, a hormona masculina. Além disso, o homem passa por um ritmo de envelhecimento mais lento, devido à maior quantidade de produção de fibras de colagénio dérmico, estruturas responsáveis pela firmeza da pele.
O sexo masculino também possui uma camada córnea mais espessa, localizada na epiderme, que age como uma barreira de protecção entre o interior e o exterior do corpo e impede, por exemplo, a perda de água e outros nutrientes.
Existem variações na pele masculina - que pode diferenciar-se entre oleosa, seca ou mista -, mas elas não são tão acentuadas como no caso das mulheres. Por isso, os produtos cosméticos mais modernos possuem componentes que visam equilibrar a característica mais marcante da pele dos homens, a oleosidade.
As vantagens de maior resistência da pele do homem, no entanto, não excluem o tratamento e os cuidados para manter a aparência sempre jovem e saudável. À medida que o homem envelhece, a sua pele torna-se mais ressequida. Daí a necessidade de criar o hábito de proteger e hidratar rosto e corpo, principalmente durante e depois de se expor ao sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário